Começando a nossa viagem do MNM, tivemos um dia que foi considerado o dia teste, o Dia Zero, no qual a nossa capacidade de organização em grupo e de comunicação com as pessoas para se locomover pela cidade foram colocados em prática. Os alunos foram divididos nos seus respectivos roteiros com o objetivo de chegar no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado na Avenida Europa.
Logo após a devolutiva do WIX, os grupos começaram a discutir o melhor trajeto a ser realizado. Saímos da móbile e nos encaminhamos para a estação de ônibus mais próxima, a Santo Amaro. Pegamos um ônibus e descemos no ponto próximo ao Jardim Europa. Caminhamos algumas quadras e logo estávamos lá, onde o Rodrigo (diretor de documentários) e a Bia (uma ex aluna de escola pública) estavam nos esperando.
Fomos direcionados para o auditório, onde vimos “Escolas em luta”, um incrível documentário a respeito da reação dos alunos pós proposta governamental sobre a reforma estudantil realizada em São Paulo (clique aqui para ver o trailer e aqui para ver a resenha feita por nós). As luzes se acenderam e ainda estávamos comovidos com o que tínhamos acabado de assistir.
Assistindo o filme percebemos o quanto o que estávamos vendo era tão próximo e ao mesmo tempo tão distante da nossa realidade. Tão perto porque somos todos estudantes; mas tão longe porque não nos afeta diretamente, o que não deveria ocorrer, já que somos o futuro da nossa sociedade, estamos todos juntos nessa longa jornada. Com o fim do filme, conversamos com o produtor, Rodrigo, e a apoiadora, Bia, que estava ocupando sua escola e filmou de perto tudo o que aconteceu. Saímos do cinema e nos reunimos nos nossos respectivos roteiros. Discutimos o filme e depois cada roteiro conversou sobre uma maneira de voltarmos para a escola. Descobrimos que deveríamos fazer o mesmo caminho que o da ida. Fomos a pé durante o primeiro trecho e depois pegamos um ônibus que parava a apenas alguns quarteirões da escola. Nos despedimos e fomos para casa para nos prepararmos para o "verdadeiro" início da viagem.
Se quiser saber mais sobre o MIS, entre no site a seguir:
Comentários