Ei, você aí! Sei que vocês está nervosx, achando que vai dar tudo errado. Já estivemos no seu lugar; sabemos o que você está sentindo. Se estamos aqui, hoje, falando com você é porque sobrevivemos, e você também vai. Sim, é um trabalho longo e pesado, mas não pensa nisso agora, deixa o trabalho fluir, deixa ele crescer enquanto você cresce. Não começa pensando que nada vai dar certo, as coisas vão dar certo com o seu tempo, fica tranquilx.
Cada coisa vem com seu tempo. Seu tema e suas ideias estão incluídas nessas coisas. Começa com calma. Converse com seu grupo, converse com seus professores e monitores, converse com seu coordenadores; eles vão te ajudar a dar o pontapé inicial, mas é só uma ajuda. Você vai aprender a dá-lo sozinhx, e vai funcionar!
Terão momentos que você vai achar impossível (fazer o trabalho do zero em um mês com bimestrais e avaliações de sala), mas dá certo! Planejem-se. Não sobrecarregue seus colegas. Dividam as tarefas. São quatro, se vocês colaborarem dá até tempo de sobra para fofocar.
Quando tiverem o seu tema, falem com xs professorxs, peçam ajuda. Não comecem pesquisando algo específico, vão para o cenário maior, com o tempo vocês perceberão qual abordagem é a que mais combina com vocês ou a que mais lhes interessa. Não se desesperem para pesquisar tudo logo de cara! Aproveitem a pesquisa, aprendam com ela assim como nós aprendemos!
Acho que isso é tudo, por ora.
Isso é só o começo de um trajeto incrível.
Comments